22 de setembro de 2008

Nesse caso

Eu já escrevi um texto sobre sinceridade nesse blog.
Lá eu dizia que, se ninguém pediu tua opinião, não convém dizer coisas negativas com a justificativa de que você é uma pessoa sincera.
Eu penso que a sinceridade é algo mais complexo, igual quando você tem que lidar com uma mulher na TPM.
Nem tudo você pode dizer e nem a qualquer hora.
Eu tenho um problema com sinceridade. Bom, na verdade nem sei se é um problema, mas eu acho que se a pessoa pergunta é que ela quer saber a verdade.
Concordam?
Se eu coloco uma roupa e pergunto a alguém se está bonito, é porque não quero passar vergonha.
Quando eu pergunto, quero saber a verdade, senão nem perguntaria nada.
E quando uma pessoa me faz uma pergunta, acho que ela também quer saber a verdade.
Se bem que tem gente que nos obriga a mentir pra não causar uma briga.
Por exemplo:
- Oi, amor! Eu estava morrendo de saudades, sabia? Você esta com saudades de mim?
Pode ser que a pessoa não esteja com saudades, acontece.
E aí? Você vai dizer que não? Causaria maior discussão por besteira, ou melhor, por dizer a verdade.
Eu cheguei a conclusão de que, nesse caso, é melhor mentir porque uma vez eu disse que não estava com saudades e não foi muito emocionante.
Mas é uma exceção, gente!
Assim como aconteceu esses dias quando fui cortar meu cabelo. Antes de mim, um menininho de uns 8 anos cortou o cabelo e, quando ele estava indo embora, a senhora do balcão perguntou toda simpática: “E aí, querido, gostou?”
O menino só sorriu timidamente e deu uma balançadinha de leve na cabeça fazendo sinal de afirmativo.
Se eu estivesse nos meus dias de mau humor e ela perguntasse pra mim, eu diria: “olha, eu não vou saber te dizer porque a cabeleireira nem se deu ao trabalho de me mostrar o corte com o espelho, e nem pediu para que você o fizesse, então, vou ficar te devendo essa resposta”
Ah, é que foi isso que aconteceu, na pressa ela nem me mostrou o resultado, mas deixa pra lá.
O negócio está em como se encara a resposta sincera.
Se você acha que não é capaz de suportar a verdade, então nem pergunte. E se perguntar, por favor, não reclame se não gostar da resposta. Você quem quis saber.
Outra coisa importante é saber como dizer essa verdade.
- Você gostou do meu cabelo?
- Eita preula! Tá feio demais, vamos para o cabeleireiro agora!
Não é assim também, a não ser que a intenção seja mesmo deprimir a pessoa. Você pode dizer algo como: “Esse corte é lindo, mas acho que você fica mais bonita com o cabelo chanel”
Deu pra perceber que dizer a verdade é algo que exige muito tato, né?
Não é algo como oito ou oitenta. É também difícil explicar.
Mas tenho certeza que um dia a gente aprende, mesmo que antes a gente cause a maior briga, mas é também assim que a gente chega lá.

Nenhum comentário: