7 de novembro de 2008

Para com isso!

Desde criança, eu aprendi que algumas coisas são consideradas falta de educação.
Então, se a gente fazia ou falava alguma coisa que a nossa mãe julgava feio, anti-ético, ou que fosse envergonhá-la, ela nos explicava que aquele tipo de coisa não podia ser dita ou feita.
No começo a criança não entende muito bem o que pode e o que não pode dizer ou fazer. Uma hora a gente tem que ser sincero sobre as coisas que fizemos na escola, mas não devemos ser muito sinceros quando não ficamos felizes por termos ganhado meias no aniversário.
Uma coisa, que muita gente se desculpa antes de perguntar, ou imediatamente depois, é a idade de uma mulher.
Eu, sinceramente, não vejo mal nenhum em fazer essa pergunta, mas existe todo um conceito negativo sobre querer saber essa informação, portanto, eu prefiro não perguntar diretamente a pessoa, a não ser que eu tenha uma certa liberdade para isso.
Acho que, na verdade, as mulheres se incomodam porque alguém inventou que isso é falta de educação. Talvez se alguém tivesse dito que é elegante perguntar a idade, elas adorariam responder a essa pergunta. “Os homens cavalheiros são os que abrem a porta do carro, puxam a cadeira do restaurante para que a dama se sente e perguntam a idade antes de iniciar uma conversa”
Se bem que eu acho que não muda nada saber a idade de uma pessoa. Depois que você fica sabendo a idade de alguém, fica fazendo comparações e reparando em detalhes como a roupa que a pessoa usa, as rugas que ela tem no rosto, a idade dos filhos, a idade do marido/esposa e tudo isso só serve para ter o que falar da vida alheia.
Mas não é esse o foco do meu texto, então, voltando: outra coisa que eu sempre ouvi dizer que é falta de educação e já até me chamaram atenção porque eu fiz é barulho com o canudo quando o suco está no fim.
Eu nem ligo, acho tão normal.
E outra, pode até ser deselegante, mas se eu estou usando canudo é porque o ambiente que eu estou não pede nenhuma formalidade como talher disso, talher daquilo, taça de vinho branco, taça de champanhe...
Eu não vejo problema nenhum nisso. Se o barulho te incomoda é outra coisa, me avisa que eu paro, agora se a pessoa me pedir para parar porque ela ta passando vergonha, eu vou perguntar onde que está a falta de educação e quem falou isso pra ela.
Sabe uma coisa que eu acho deselegantérrima (nossa, que de perua)? Cuspir no chão, principalmente se esse ato for precedido de um barulho.
Bom, eu acho! Com certeza tem gente que não pensa como eu e são essas mesmas pessoas que cospem no chão.
Credo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Nathalia! Oi pra vc, em primeiro lugar. Me chamo Jeanne, sou baiana e tenho 25 anos, nem são importante essas informações mas quis falar. Te escrevo pra dizer q não costumo ler blogs, por falta de paciência mesmo. Mas hj fazendo uma pesquisa no google vi o teu e gostei mto. Me identifiquei. Sei lá...das coisas q vc acha graça, q te fazem rir..Ri bastante lendo teu blog. Tbm acho graça de um monte de besteiras, como Chaves, Bob esponja...etc. Já li alguma coisa, pretendo ler mais...se eu conseguir localizá-lo novamente. Abraço!