28 de agosto de 2009

Evolução

Esses dias comprei uma revista que tinha um negocinho pequeno sobre Darwin. Pra quem não se lembra, Darwin criou uma teoria sobre a evolução das espécies. Esse trecho que tirei de um site explica bem: “Em suas pesquisas, ocorridas no século XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas que viviam em diferentes regiões. Além disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção. A partir daí ele concluiu que as características biológicas dos seres vivos passam por um processo dinâmico onde fatores de ordem natural seriam responsáveis por modificar os organismos vivos. Ao mesmo tempo, ele levantou a ideia de que os organismos vivos estão em constante concorrência e, a partir dela, somente os seres melhores preparados às condições ambientais impostas poderiam sobreviver.”
Hoje quando ia ao trabalho, vi uma cena que me fez lembrar disso.
A cena é a seguinte: estava parado na calçada, em frente à faixa de pedestres, um cachorro. Eu fiquei prestando atenção pra ver se ele não atravessaria em hora imprópria. Ele ficou esperando chegar gente. O farol abriu para os pedestres e quando as pessoas andaram, o cachorro foi junto.
Claro que não podemos aplicar tudo dessa teoria nesse caso, mas foi a primeira coisa que me veio à mente. Os cachorros aprenderam a atravessar a rua pois sabem que se atravessarem enquanto passam os carros, eles serão atropelados.
É a lei da selva.

Nenhum comentário: